Glossário da UFBA: conheça e entenda as principais siglas da universidade

Depois de um Guia do Calouro completo, preparamos um Glossário com algumas siglas importantes da universidade para você não se perder! Se liga aqui!

Por Kalú Santana

A

ASCOM – Assessoria De Comunicação Institucional

B

BIs – Bacharelados Interdisciplinares

C

CARE – Coordenação Atendimento e de Registros Estudantis: órgão responsável pelos registros e pela emissão de documentos referentes à vida acadêmica dos estudantes da Graduação e da Pós-Graduação.

CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais: órgão complementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas UFBA voltado para o estudo, a pesquisa e a ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros, das línguas e civilizações africanas e asiáticas.

CETAD – Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas: serviço vinculado a Faculdade de Medicina da UFBA e aberto ao público em geral. Promove ações voltadas aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. Considerando a relação indivíduo – drogas – e sociedade, tem como princípios básicos, o sigilo, a gratuidade e busca e/ou permanência espontânea para tratamento.

CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Oferece, diretamente ou através de instituições de ensino e pesquisa, várias modalidades de bolsas de formação e estímulo à pesquisa, sempre com o intuito de impulsionar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

O CNPq oferece varias modalidades de bolsas de formação e fomento a pesquisa, a alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do País e do exterior. As bolsas são concedidas diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas.

D

DCE UFBA – Diretório Central dos Estudantes da UFBA: é a entidade oficial de representação dos estudantes da UFBA, independente juridicamente de quaisquer outras entidades.

E

EDUFBA – Editora Universitária: além de ser responsável pelo projeto editorial e difusão da produção científica da Universidade, através da publicação de livros nas diversas áreas do conhecimento, a EDUFBA produz diversos materiais, atendendo, também, à demandas internas e externas.

ENUFBA – Escola de Nutrição da UFBA

F

FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia: é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti.

FAPEX – Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão: é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

H

HOSPMEV – Hospital de Medicina Veterinária Professor Dr. Renato Rodenburg de Medeiros Netto: oferece assistência médica veterinária através de médicos do corpo técnico, residentes e acadêmicos, em estágio avançado do Curso de Medicina Veterinária, sob a coordenação de professores. Os serviços prestados não são gratuitos considerando-se o custo dos materiais para sua execução, excluindo-se serviços e honorários profissionais.

I

IGEO – Instituto de Geociências: na graduação, conta com quatro cursos: Geologia, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geofísica e Oceanografia.

IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos: unidade que, dentre outras atividades acadêmicas, acolhe os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) em Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Saúde.

ILUFBA – Instituto de Letras da UFBA

IME – Instituto de Matemática

N

NAE – Núcleo de Atendimento ao Estudante: responsável pelo atendimento e orientação, aos estudantes, sobre procedimentos acadêmicos. Recebe qualquer requerimento estudantil, encaminhando aos órgãos competentes.

NUPEL – Núcleo Permanente de Extensão em Letras

NUPES – Núcleo de Projetos Especiais

P

PAC – Pavilhão de Aulas do Canela

PAF – Pavilhão de Aulas da Federação

PROAE – Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil:  destinada a garantir a permanência de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade social.

PROGRAD – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação: promove a qualidade do ensino de graduação com ações que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão.

PROEXT – Pró-Reitoria de Extensão Universitária: responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária por meio de programas, projetos, cursos e eventos.

PROPCI – Pró-reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação: é um setor administrativo da UFBa responsável pela formulação e gestão de políticas voltadas para o apoio e fomento à atividade de pesquisa desenvolvida por docentes, técnicos e estudantes desta universidade.

S

SAJU – Serviço de Apoio Jurídico: é um projeto de extensão que oferece assistência e assessoria jurídica à quem não pode pagar por um advogado. A sala do SAJU fica na Faculdade de Direito da UFBA.

SIAC – Sistema Acadêmico: administrado pela SUPAC, gerencia todos os processos acadêmicos da UFBA, alguns exemplos são o planejamento da oferta de turmas e lançamento de notas e matrícula de alunos.

SMURB – Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares: Serviço Médico Universitário (SMU), foi criado com o objetivo de atender às demandas de assistência à saúde da comunidade acadêmica.

SUPAC – Superintendência de Administração Acadêmica: vinculado diretamente à Reitoria, é responsável pela coordenação, fiscalização, execução e o gerenciamento das atividades de ensino de graduação, pós-graduação e extensão. Dentre outras atividades, propõe o calendário acadêmico e elabora a agenda acadêmica universitária

STI – Superintendência de Tecnologia Da Informação: órgão responsável pelo planejamento das ações e políticas na área de informática da Universidade. Um dos serviços que são oferecidos aos estudantes é a criação de um e-mail institucional que permite o acesso em alguns laboratórios de informática da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *