INCT IN-TREE abre inscrições para curso de ferramentas de mediação participativa

O projeto gratuito é direcionado a graduandos e pós-graduandos das áreas ambientais e conta com 20 vagas

Por Luan Borges*

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução – INCT IN-TREE está com inscrições abertas, até o dia 25, para o curso “Ferramentas de Mediação Participativa Aplicada à Sensibilização Ambiental”. São 20 vagas gratuitas direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação que serão preenchidas conforme solicitação via e-mail.

O curso conta com certificação de até 15 horas e tem o objetivo de “viabilizar o compartilhamento de experiências exitosas e desafiadoras de pesquisadores que já atuam na área ambiental e discutir como eles lidam, por meio de estratégias bidirecionais, com as barreiras encontradas no percurso de pesquisa com a sociedade. Além disso, visa trocar conhecimentos acerca das ferramentas que eles têm usado nas práticas para o desenvolvimento de projetos”, explica a engenheira agrônoma e integrante do INCT IN-TREE e da comissão organizadora do curso, Joice Reis.

Os interessados devem enviar e-mail com nome completo para o endereço jumacedods@gmail.com e aguardar retorno da comissão responsável, a qual informará se a solicitação foi aceita dentro do quadro de vagas. Caso o retorno seja positivo, é só aguardar as palestras e oficinas que serão realizadas através do Google Meet entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, sempre das 17h30min às 19h.

A programação pode ser conferida nas redes sociais do INCT_INTREE, uma vez que as palestras abordam temas como participação, ambiente colaborativo transdisciplinar, plano de ação, ferramentas de diagnóstico, entre outros. De acordo com a organização do curso, as temáticas escolhidas visam gerar discussão e troca de conhecimento acerca de pesquisas ambientais de interação com a sociedade.

“Essas experiências de interação entre comunidades rurais e pesquisadores são frutíferas e colaborativas na construção do conhecimento, especialmente nos processos de sensibilização ambiental. A importância desse curso para alunos de graduação e de pós-graduação consiste em ampliar conhecimentos sobre a investigação que envolve a ação participativa nas comunidades e que exigem algumas capacidades e competências dos alunos para uma melhor atuação em campo”, pontua a professora, ambientalista e integrante do INCT-INTREE, Maria Salete Amorim, que irá ministrar a palestra sobre participação.

Além da professora Maria Salete Amorim, o curso contará com a mediação de outros professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No caso de dúvidas, um e-mail pode ser encaminhado para o joicermreis@gmail.com. O curso é uma realização do INCT IN-TREE com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.

*Luan Borges é integrante da equipe de comunicação do INCT IN-TREE e bolsista PIBIC do UNISBA, sob a coordenação da Profa. Dra. Claudiane Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *