Labfoto promove “Semana da Fotografia” em outubro na Facom

Evento terá palestras, debates, mesas redondas, oficinas e exposições sobre fotografia

Por Gabriel Moura

Durante os dias 22 e 26 de outubro, o Labfoto irá promover a “Semana de Fotografia”. O evento, que será gratuito, acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) e terá palestras, debates, mesas redondas, oficinas e exposições com o intuito de fomentar a discussão em torno da produção e pesquisas na área.

“É um evento acadêmico que tenta discutir as várias possibilidades da fotografia na atualidade. Acontecerão palestras de pesquisadores de universidades. Mas também é um espaço para trazer nomes importantes da fotografia atual para palestrar”, explica o coordenador do Labfoto, o professor Rodrigo Rossoni.

Entre os nomes já confirmados estão os pesquisadores Wagner Souza e Silva (ECA-USP), José Afonso Silva Jr (UFPE), Lívia Aquino (Unicamp/FAAP), Fábio Gatti (EBA-UFBA) e Rodrigo Rossoni (Facom/UFBA). Os artistas visuais Pedro David, Paulo Coqueiro, Ayrson Heráclito (UFRB) e as fotógrafas Bárbara Wagner, Juh Almeida, Adeloyá Magnoni e Rosa Bunchaft também participarão do evento.

Além das palestras, acontecerão mesas temáticas sobre fotografia e educação, cinema e ativismo, além de uma para discutir o mercado fotográfico atual. “É um espaço de encontro entre pesquisadores, fotógrafos, produtores, estudantes e amantes da fotografia”, conclui Rossoni.

Olhos da Rua
A Semana conta ainda com um edição especial do projeto “Olhos da Rua”, que tem como objetivo oferecer mais um espaço para os fotógrafos compartilharem os seus ensaios. Os projetos podem ser enviados até o dia 10 de outubro para o e-mail contato.olhosdarua@gmail.com. Os fotógrafos devem enviar as suas séries com, no máximo, 10 fotografias.

As projeções das fotografias vão acontecer no dia 26 de outubro, no encerramento do evento. De acordo com a organização,  a curadoria vai priorizar os ensaios que apresentarem unidade temática a partir de séries ou narrativas fotográficas. A noção de ensaio deve se caracterizar pela unidade das fotos em sentido, forma e conceito. A lista com os trabalhos selecionados vai ser divulgada no dia 19 de outubro.

Toda a programação estará disponível em breve no site e no Facebook do Labfoto, além do Instagram @labfoto.ufba.

 

Serviço
Quando: 22 a 26 de outubro de 2018
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBA
Horários: Segunda a sexta das 19 às 21h30
                     Terça a sexta das 14 às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *