Projeto para respeito à diversidade sexual e de gênero é lançado na UFBA

O lançamento contará com falas de diversas autoridades da UFBA, de coordenadores do projeto e performances artísticas.

Por Kelven Figueiredo

O lançamento do projeto aceita! acontece nesta quinta-feira (19), às 16h, na Praça das Artes. O projeto tem o objetivo de propor políticas para o respeito à diversidade sexual e de gênero na Universidade Federal da Bahia. O evento contará com apresentações e performances artísticas diversas comandadas pela drag Malayka SN e falas de diversas autoridades da UFBA e de coordenadores do projeto.

O projeto foi contemplado no Edital Sankofa da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e é coordenado  professor Leandro Colling (IHAC) e pelas professoras Graciela Natansohn (Facom) e Maíra Kubik (NEIM). O aceita! realizará escuta em toda a comunidade acadêmica para dimensionar a variedade dos problemas enfrentados por docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados em relação aos preconceitos causados pela falta de respeito à diversidade sexual e de gênero na UFBA.

A escuta será realizada através de um formulário eletrônico e de grupos focais nas unidades da UFBA. Após esse processo, o grupo irá propor uma série de ações para uma política de respeito à diversidade sexual e de gênero.

Também estão confirmadas para o lançamento do projeto as apresentações da banca Transbatukada, composta por pessoas trans, e das artistas Rosa Morena, Amanda Moreno, Petra Perón, Rozin Daltro, Loren Tava, Kaysha Kutner, Cia Versátil, Ah Teodoro e Yuri Tripodi.

Retificação do nome

No dia do lançamento, será montado um estande da Defensoria Pública da Bahia para realizar um mutirão para a retificação de nome e sexo nos documentos de travestis e transexuais.

Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais e eventuais documentos sobre intervenção corporal ou hormonal, fotos que demonstrem que no convívio social se porta com o gênero auto-determinado, escritos diversos que comprovem o uso do nome social (originais e cópias). É necessário também uma certidão do 4º cartório de protesto de títulos e documentos – localizado na rua Pará, Edifício Amazonas Empresarial, 278, Pituba -, Certidão de Quitação Eleitoral, Certidão da Justiça Federal, Cível, Criminal e Execução Penal, Certidão da Justiça Estadual, Cível, Criminal e Execução Penal.

Além disso também é importante trazer quatro testemunhas com nome, identidade e endereço. As testemunhas não podem ser familiares ou amigos íntimos. Em caso da pessoa não estar com todos os documentos, deve comparecer ao local para abrir o processo.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através da página no Facebook, Instagram ou no e-mail: aceitaufba@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *