Cinemas em Rede exibe o filme Alma Palavra Alma

O filme documenta a formação histórica da reserva Terra Indígena de Dourados no Mato Grosso do Sul                

Por: Glenda Dantas

A sessão de outubro do Cinemas em Rede exibe no Cinema da UFBA, nesta quinta (19), às 18h, o filme Alma palavra Alma. O filme documenta a formação histórica da reserva Terra Indígena de Dourados no Mato Grosso do Sul e o processo atual de resistência política, religiosa e cultural na luta pela demarcação das Terras Indígenas e melhores condições de vida.

A Terra Indígena de Dourados abrange uma área de 3,5mil  hectares, onde vivem aproximadamente 15 mil pessoas das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terenas. Formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, a reserva possui um dos maiores índices de suicídio do mundo e as mais altas taxas de homicídios no país. Apenas 7,8% da população chega aos 50 anos.

O filme tem direção e roteiro de Delvair Montagner e Armando Bulcão. Montagner é cineasta e antropóloga, dirigiu também o documentário Ouro Negro da Floresta. Bulcão é cineasta e professor da Universidade de Brasília há mais de 25 anos, dirigiu também o documentário de longa-metragem Hollywood no Cerrado.

Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

O Cinema da UFBA fica no Vale do Canela. O filme tem entrada franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *