Teatro online: “Foi por esse AMOR” será transmitido ao vivo pelo TCA

Apresentação ocorre em comemoração ao Dia do Teatro e aniversário de Salvador

Por Mariana Gomes

O Teatro Castro Alves (TCA) apresenta esta semana o Domingo no TCA em comemoração ao Dia Mundial do Teatro (27) e o aniversário de Salvador, através de transmissão ao vivo no Facebook e no Instagram. Tendo em vista a suspensão da agenda de eventos por conta das medidas para enfrentamento do Covid-19 (Coronavírus), a alternativa foi continuar a realização do projeto pela internet.  

Neste domingo (29), às 11h, será veiculada a peça Foi Por Esse Amor, protagonizada pelo ator João Guisande, ao lado do seu pai, Antônio Roque. O link estará disponível nas redes sociais do TCA, Secult e nas páginas do Facebook e Instagram  do projeto #naquarentenatemteatro. 

A peça circulou em 2019 pelo interior da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista, assim como em municípios portugueses, ao exemplo de Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal. Foi Por Esse Amor coloca teatro e carnaval como elos da relação entre pai e filho que destacam-se no elenco.  A obra tem também dramaturgia assinada por João Guisande, premiado como melhor ator no Prêmio Braskem de Teatro 2018. 

“O espetáculo traz memórias afetivas, revela a minha baianidade através de personagens que fizeram e fazem parte da minha vida familiar e cotidiana”, destaca Antônio Roque. A direção musical é de Ronei Jorge, que se baseia no samba Marinheiro Só. A iluminação é de Alisson de Sá.

Trazendo a poética do teatro documentário, pai e filho encenam as dúvidas e medos da infância, juventude e velhice, até mesmo da rivalidade no futebol – António  torce para o Bahia e João para o Vitória) – e as canções que os movem. Outros personagens, que se apresentam como fio condutor do enredo, também dão dinâmica ao cenário, circulando pelo Campo Grande, Mercado Modelo e São Lázaro.

Domingo no TCA
O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em busca de ampliar e diversificar os públicos frequentadores, oferecendo acesso a espetáculos qualificados, das mais d diversas linguagens artísticas, a um preço simbólico de R$1,00. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.

 

Serviço
O quê: Foi por esse AMOR – Uma Comédia Familiar
Quando: 29 de março, às 11h
Onde: Páginas do Teatro Castro Alves no Facebook e no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *