Telas inspiradas na obra de Aleijadinho são expostas no Museu de Arte Sacra

“Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé” de Antônio Carvalho de Novaes chega à capital baiana

Por Mariana Gomes

Telas inspiradas nas obras de Aleijadinho, pseudônimo de Antônio Francisco Lisboa, artista mineiro expoente do Rococó, expressão do movimento barroco na arte brasileira, estão em exposição no Museu de Arte Sacra da UFBA.  

A exposição “Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé” reúne telas inspiradas nos 12 profetas cristãos esculpidos por Aleijadinho em pedra-sabão, assim como personagens dos Passos da Paixão de Cristo, também de sua autoria. A série também é inspirada no poema “Ocaso”, do artista modernista Oswald de Andrade, que reconstrói na literatura a memória de Aleijadinho.

Natural de Juazeiro, interior da Bahia, Antônio Carvalho de Novaes viajou em 2017 até a cidade de Congonhas, no estado de Minas Gerais, para fotografar as obras de Aleijadinho. Os registros serviram como base de elaboração das telas, aliando a técnica do pontilhismo (ilustração em pontos) ao óleo sobre tela. Como resultado das técnicas, as obras adquiriram um realismo impressionante que se assemelham a uma fotografia. 

A série de telas de Antônio Carvalho de Novaes já foi exibida este ano na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ficará em exibição na UFBA até 29 de novembro, com horário de visitação das 10h às 17:30h.

Serviço
O quê: Exposição “Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé”
Onde: Museu de Arte Sacra da UFBA. Rua do Sodré, s/n. Centro Histórico
Quando: Exposição de 11/11 a 29/11, de 10h às 17h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *