UFBA Mostra a Sua Cara: espaço promove diálogo entre universitários e estudantes da rede pública

Espaços de visitação no PAF 1 funcionam até as 17h

Por Kalú Santana

Estudantes do ensino público de Salvador também têm um espaço para tirar suas dúvidas sobre os cursos da Universidade Federal da  Bahia. O UFBA Mostra sua Cara! é onde os discentes podem apresentar características de seus cursos que, muitas vezes, somente dentro da universidade tornam-se acessíveis. Bem como tirar dúvidas e falar um pouco sobre a profissão vinculada à cada curso. Estandes diversos ficam no PAF1, disponíveis à visitação, no campus de Ondina até às 17h.

No estande do curso de Estatística, os estudantes Samuel e Alisson nos falam sobre o espaço montado, com alguns jogos interativos, que têm objetivo de mostrar como a área está presente no cotidiano. “É a Estatística Lúdica, um deles (dos jogos) é para mostrar a combinação que pode ser usada para a organização de livros, um outro para explicar a combinação utilizada nas placas de veículos automotivos”, detalharam.

A estudante Gabriele Tavares, do curso de Biologia, explica que a difusão das informações pode ajudar a construir uma consciência ambiental. “Algumas pessoas atacam animais por achar que eles seriam uma ameaça e acabam se machucando. Mas o ser humano não faz parte da cadeia alimentar desses animais, como as cobras, as aranhas…Se as pessoas conhecerem, deixarem de ter medo, podem ocorrer menos acidentes, bem como não interferirmos no equilíbrio da cadeia alimentar”, explicou.

No estande de Medicina Veterinária e Zootecnia as mesas estavam divididas por componente curricular. Na mesa do componente da ACCS MEVC64 – Conhecendo os animais e montando esqueletos, a monitora e estudante do Bacharelado Interdisciplinar de Saúde Caíra Hereda explica que o componente também atua nas escolas públicas.

“Apresentamos aqui no estande sobre o processo de maceração e montagem de esqueletos. Também realizamos oficinas em sala de aula das escolas públicas com o intuito de fomentar o interesse sobre a saúde animal, explicar e incentivar o interesse dos alunos em, talvez até, vir a ingressar no curso. Com o processo da Maceração, também montamos cães que são doados à essas escolas para auxiliar neste estudo da vida animal.”

No estande de Nutrição as discentes Verena Fróes e Marília Bonfim nos falam um pouco sobre como apresentar os cursos de iguais para iguais. “Participamos do D.A. de Nutrição e achamos muito importante essa possibilidade de falar sobre os cursos e a vida profissional de cada um. É uma visão repassada de aluno para aluno”, cita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *