Companhia de Teatro da UFBA estreia a comédia “Homem é Homem” do dramaturgo alemão Bertolt Brecht

Acontece entre 17 de maio e 2 de junho a peça “Homem é Homem” escrita e reescrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) e interpretada pela Companhia de Teatro da UFBA. A peça começa às 19h, no Teatro Martim Gonçalves (Canela) e a entrada é gratuita, com senhas distribuídas 1 hora antes do espetáculo.

 

Com direção de Caio Rodrigo e Pedro Benevides, a 59⁠ª montagem do grupo debate com humor e crítica as formas de alienação, autoritarismo e manipulação social. No enredo, a inusitada história de um estivador chamado Galy Gay que sai de casa para comprar um peixe e, entre outras reviravoltas, acaba por assumir a personalidade de um soldado que é incorporado à guerra, no exército colonial inglês, porque, como já prenuncia a trama, “não sabe dizer não”. Nessa jornada, o público acompanha a morte simbólica de uma personagem para o nascimento de outra, com direito a enterro e novo documento de identidade. 

 

Com várias temáticas discutidas durante a peça, encenação da Cia. De Teatro da UFBA, ressalta a reflexão da peça sobre a ilusão criada pelo mercado de trabalho, ao propagar a possibilidade de ascensão social ao alcance de todos através do empreendedorismo.

 

A composição do elenco traz diversos nomes, tanto tradicionalmente conhecidos do teatro baiano, como Hebe Alves e Lúcio Tranchesi e também uma nova geração de atores da Escola de Teatro da UFBA. 

 

A peça também relaciona textos de Brecht com a situação política brasileira, o que traz certa proximidade. Segundo Caio Rodrigo, é sempre necessário relembrar temas como dinâmicas de comportamento da guerra e do militarismo na sociedade: “Observamos que há uma recorrência nos textos de Brecht ao investigar as dinâmicas de comportamento da guerra e do militarismo na sociedade e temas como esses não podem ser ignorados nem esquecidos. Por isso, a montagem também foi concebida sob a influência de imagens midiáticas que remetem a um momento recente da situação política brasileira. Inclusive, fatos recentes da história do Brasil determinaram a escolha do texto”, conta o diretor.

 

SERVIÇO

 Companhia de Teatro da UFBA estreia comédia “Homem é Homem”

Data: 17 de maio a 02 de junho (de sexta a domingo)

Horário: 19h

Local: Teatro Martim Gonçalves, Av. Araújo Pinho, 292 – Canela, Salvador – BA

Entrada gratuita (senhas distribuídas 1 hora antes do espetáculo).

Mais informações no instagram @‌escoladeteatro.ufba e no site https://teatro.ufba.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *