Fotógrafo Atílio Avancini participa de evento na Facom

Na oportunidade, acontece o lançamento do terceiro e mais recente livro de Atílio: Lavagem do Bonfim – formas de reportar

O pesquisador da USP Atílio Avancini é o convidado do “Com a palavra, o fotógrafo”, promovido pelo Labfoto UFBA. O evento acontece no próximo dia 21 de novembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom/UFBA). Na ocasião, Avancini fará o lançamento de Lavagem do Bonfim – formas de reportar, o seu terceiro e mais recente livro.

Durante o evento, Atílio vai contar as histórias que permeiam sua produção, falar dos trabalhos realizados e debater caminhos para a construção de narrativas visuais, desde pesquisa e aproximação do tema a entrevistas e escolha dos momentos para fotografar. Além de fotógrafo, ele é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Junto com o professor Wagner Souza e Silva, Avancini é responsável por oito edições da Semana de Fotojornalismo (ECA-USP). Ainda na USP, ele fundou os Espaços de Fotografia D’Ávila e Milton Santos (CJE) para exposições dos estudantes.

A capital baiana é cenário de seu mais recente livro: Lavagem do Bonfim – formas de reportar. Composto por textos e 80 imagens capturadas entre 1994 e 2009, o livro-reportagem traz citações de pessoas como o escritor Jorge Amado, o antropólogo Darcy Ribeiro e o fotógrafo Cartier-Bresson, em momentos que ajudam a apresentar a história da Lavagem do Bonfim e suas particularidades.

A obra é resultado da pesquisa de doutorado de Atílio e traz também trechos de uma vasta pesquisa em publicações da imprensa local e depoimentos colhidos em entrevistas com historiadores, autoridades religiosas e demais participantes durante a Lavagem.

O evento é gratuito. A Faculdade de Comunicação fica na R. Barão de Jeremoabo, S/N – Ondina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *