Agenda Indica: Jogos divertidos para você treinar suas habilidades gamers

Por: M. C. Nogueira

A indicação dessa semana é de jogos! Cada vez mais os jogos saem do lugar de diversão infantil para serem reconhecidos como arte e até mesmo com esporte, por isso os que selecionei para o Agenda Indica desta sexta-feira são muito bons, baratos ou gratuitos, e de empresas pequenas, para que você possa colocar em prática suas habilidades gamers e se divertir muito no final de semana. 

Stardew Valley 

Durante os momentos mais difíceis da pandemia Stardew Valley foi minha válvula de escape. Neste jogo você herda a fazenda de seu falecido avô e precisa começar uma nova vida em Stardew Valley. A partir daí você pode fazer o que quiser, desde plantar, pescar, minerar e interagir com os moradores da cidade de Pelican Town, que é vizinha à sua fazenda. Com uma trilha sonora bem calminha e mecânicas muito legais como a passagem das estações e a capacidade de desenvolver relacionamentos com os moradores da cidade, é muito fácil perder a noção do tempo enquanto se joga.

Stardew Valley não possui uma história linear, porém o conflito maior do jogo é a disputa pelo centro comunitário abandonado que existe na cidade. Uma megacorporação chamada Joja pretende comprar o prédio e transformá-lo em um grande armazém, porém você pode restaurar aos poucos o prédio à medida em que você joga. Cada vez que você conserta algo lá, um novo lugar ou evento é desbloqueado, aumentando as atividades que você pode realizar. Caso você acredite que o centro comunitário não é importante, é possível comprar cotas da Joja e ajudar a empresa a adquirir o centro comunitário.

Acredito que se existe uma palavra para definir Stardew Valley, essa palavra é “comunidade”. Além de ser um dos principais temas do jogo com o conflito entre a população e a Joja, o jogo possui um modo multijogador que pode reunir até 4 pessoas através de rede online ou local. O jogo está disponível para todas as plataformas atuais como Android, iOs, Linux, Windows, Playstation 4 e Xbox One e os valores variam de acordo com a plataforma. 

Hungry Hearts Diner

Você provavelmente já jogou um jogo de restaurante onde clientes aparecem, você precisa montar o pedido no tempo e assim conseguir dinheiro para aumentar seu restaurante, mas acredito que você não jogou um jogo como Hungry Hearts Diner. Apesar de possuir a mecânica similar a de outros jogos do gênero, seu diferencial está na história do jogo. Você controla uma idosa no Japão do período Showa, que começa a cozinhar para se manter após seu marido ficar doente. Como a Vovó (como a personagem é chamada no jogo) nunca teve um negócio do tipo, ela vai aprendendo aos poucos receitas para agradar seus clientes e assim conseguir seu sustento.

Os clientes no jogo também não são aleatórios, cada um possui uma história própria que explica seus gostos e comportamentos durante o game e a medida que você vai aprendendo novas receitas, é possível descobrir os triunfos e conflitos de cada um. Tópicos como guerra, crime organizado e relacionamentos familiares estão presentes e as histórias são lindas, ainda que algumas não tenham um final feliz. À medida que a Vovó se aproxima dos seus clientes, a história dela e de seu marido é revelada para nós.

O jogo é gratuito e está disponível para Android e iOS, sendo uma ótima pedida para aqueles que procuram um passatempo divertido e uma história cativante.

Dandara

Claro que tinha que ter um jogo brasileiro aqui, não é mesmo? Dandara é um jogo estilo metroidvania/plataforma onde você joga com a personagem chamada Dandara num mundo chamado Salt, onde o povo que um dia foi cheio de espíritos criativos e livres, agora vive oprimido e sem capacidade criativa. Dandara não anda e sim salta e gruda nas superfícies, incluindo paredes e por mais estranho que pareça no começo, é fácil se acostumar com a movimentação no jogo e depois de um tempinho, ele fica extremamente fluído e às vezes até bem frenético.

A história de Dandara não é explícita, deixando para o jogador conectar todas as informações que ele encontra no jogo, como o nome dos lugares e o design dos vilões. O mundo de Salt é extremamente cativante de se explorar, possuindo diversas influências brasileiras com altas doses de fantasia, e a trilha sonora só deixa a experiência ainda mais interessante.  

Super recomendo para aqueles que curtem um desafio e para aqueles que querem apoiar os brasileiros no mercado dos jogos. Dandara está disponível para PC e o valor varia entre R$15 e R$11 reais, a depender da loja. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *