Aula inaugural da disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia” acontece nesta quinta na UFBA

A matéria é oferecida atualmente em 47 universidades brasileiras, incluindo a UFBA

Por: Alana Bittencourt

Acontece nesta quinta-feira, 5, a aula-ato inaugural do curso “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em São Lázaro. A disciplina será oferecida às quintas-feiras, às 14h, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, com previsão de encerramento da primeira turma no final de julho.

O ato contará com a presença de 23 professores da UFBA que darão aulas na nova disciplina, além da participação do professor Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília (UnB), autor da proposta original do curso.

A disciplina tem como objetivo entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff, analisar o governo presidido por Michel Temer, além de investigar os desdobramentos da crise em curso e as possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil.

O evento foi pensado para discutir a defesa da democracia e da universidade, além de comemorar o indeferimento, pela Justiça, do pedido de liminar feito pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM). O vereador argumentou que a disciplina estaria sendo utilizada para fins político-partidários  e moveu uma ação popular contra o professor Carlos Zacarias de Sena Junior e contra a UFBA.

Na decisão que indeferiu o pedido de liminar, o Juiz Iran Esmeraldo Leite, da 16ª Vara Federal, afirma que “a discussão ampla e plural de ideias sobre momentos históricos importantes para o país é inerente ao meio acadêmico e encontra na Universidade lugar ideal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *