BTCA apresenta espetáculo na Praça das Artes

Questionar intolerâncias e acionar diferentes linguagens é o principal objetivo do projeto “Urbis in Motus”                                        

Por: Alana Bittencourt

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta o projeto artístico “Urbis in Motus”, no dia 31 de janeiro, às 19h, na Praça das Artes da UFBA, no Campus de Ondina. A produção tem como objetivo questionar intolerâncias e acionar diferentes linguagens artísticas para expressar poeticamente a defesa das liberdades. Esta é primeira de um circuito de apresentações em universidades de Salvador.

“Urbis in Motus” (“cidade em movimento”, em latim) é um projeto de Davi Cavalcanti (VJ Gabiru) com o diretor artístico do BTCA Antrifo Sanches e a assessora artística da companhia Dina Tourinho. A montagem conta com suporte do Núcleo de Pesquisa do Balé.

Interação de performance e coreografia ao vivo, videomapping e intervenção urbana são as linguagens que integram o “Urbis in Motus”.  Para o projeto, foram selecionados temas urgentes que resguardam a diversidade e mobilizam lutas de minorias sociais: misoginia, racismo e LGBTfobia.

As coreografias foram criadas pelos professores da UFBA e diretores teatrais Djalma Thrürler – que investiga as questões de LGBTfobia; e Meran Vargens  – que aborda o tema da misoginia. Já a pauta do racismo é abordada em um videodança, exibindo um solo do bailarino Renivaldo Nascimento (Flexa II).

A cena acontece em espaços públicos urbanos, incorporando assim também pensamentos a respeito de cidade, ocupação, patrimônio histórico-cultural e memória.

O evento é gratuito e classificação indicativa é 12 anos.

Foto:Paula Fróes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *