Caixa Cultural Salvador promove atividades gratuitas sobre racismo ambiental

O evento faz parte da programação cultural de encerramento da Exposição Alágbedé, que celebra a vida e a obra do ferreiro José Adário dos Santos, conhecido popularmente como ‘Zé Diabo’, famoso na cidade por suas esculturas de orixás em ferro

 

Alágbedé_credito Matheus Leite 3 (1)Foto: Divulgação

 

 

Para encerrar a temporada da exposição Alágbedé – Retrospectiva José Adário dos Santos, na capital baiana, a CAIXA Cultural Salvador irá promover, entre os dias 29 de novembro e 1ª de dezembro, uma programação especial gratuita com palestra sobre racismo  ambiental, roda de conversa sobre a Ladeira da Conceição da Praia,  mostra de filmes e visita guiada à exposição e oficina de Zé Diabo no arco de número 18 na histórica Ladeira da Conceição da Praia.

Nesta quarta-feira, 29, das 14h às 17h, acontece a palestra “Raça, Território e Meio Ambiente na perspectiva das comunidades negras da Bahia”. Com mediação da pesquisadora Bárbara Cruz, propõe uma conversa entre representantes de diferentes comunidades negras da Bahia sobre o tema racismo ambiental, para pensarmos juntos os desafios compartilhados e os caminhos possíveis para a permanência e a defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais.

Entre os convidados estão: Eliana Falayó, coordenadora da Rede Omiosun de Mulheres da Ilha de Itaparica; Felipe Estrela, professor de Direito (UFBA/UNEB); Gabriela Menezes, presidente da Associação/ Quilombo Quingoma; Isaura Genoveva, advogada e ekedy do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho e Marizelha Lopes, marisqueira e quilombola da Comunidade Bananeiras da Ilha de Maré e militante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).

No dia 30 de novembro, das 13h às 14h, acontece uma visita guiada à exposição com a curadora Alana Silveira. Em seguida, das 14h às 18h, ocorre a mesa redonda “Pensar Futuros, Presenças e Permanências na Ladeira da Conceição da Praia”, mediada por Gabriela Leandro, da Faculdade de Arquitetura da UFBA. A proposta da mesa é rememorar os principais acontecimentos, estratégias e resultados deste processo, para que se possa pensar a presença dos artífices negros em uma perspectiva histórica e os passos a seguir para garantir suas permanências e perspectivas de futuro. 

O evento conta com a participação de representantes de comunidades do Centro Histórico de Salvador, entre eles, Simoni Venancio, da Ladeira da Conceição da Praia, Ana Caminha, da Gamboa de Baixo, Eliane Lima, da Ladeira da Preguiça e Linda Kaiongo, do Movimento Nosso Bairro é Dois de Julho. 

Também acontecerá a exibição de filmes sobre a Ladeira da Conceição da Praia, como O patrimônio afetivo (2014), de Gabriel Ramos e Santiago Cao; História Esquecida – O descaso das Ladeiras de Salvador (2015), de Tenille Bezerra e Silvana Olivieri; Crime contra o patrimônio histórico de Salvador (2015), de Tenille Bezerra, Hirosuke Kitamura, Mídia Ninja, Silvana Olivieri; Ah!Dios!Salvador (2015), de Hirosuke Kitamura; Mestres Artífices (2018), de Hirosuke Kitamura.

E para encerrar a programação, na Sexta-feira, dia 1ª de dezembro, das 9h30 às 11h30, acontece a última visita guiada. Com a CAIXA Cultural Salvador como local de partida, a visitação inicia com um passeio pela exposição. Logo depois, o público segue em direção à histórica Ladeira da Conceição da Praia até o arco de número 26, onde funciona o ateliê de José Adário dos Santos, mais conhecido como Zé Diabo. Com mediação da equipe da exposição e da pesquisadora Cibele Bonfim, o encontro será uma oportunidade de o público conhecer ainda mais de perto o trabalho e a história do artista, que tem suas obras expostas no Brasil e no exterior.

 

Exposição Alágbedé 

A mostra, que tem curadoria de Alana Silveira, é composta por mais de 60 peças produzidas por Zé Diabo e apresenta elementos que narram a sua trajetória, transportando o espectador para o universo em volta desse ferreiro amplamente conhecido em todos os terreiros da Bahia.

A técnica primorosa, atrelada aos conhecimentos do candomblé na produção das ferramentas de orixá, tem evidenciado a relevância do trabalho de Zé Diabo ao longo dos anos, fazendo com que o artífice seja reconhecido como artista, ganhando destaque nacional e internacional pela sua obra.

 

Sobre José Adário dos Santos

Alágbedé_credito Matheus Leite (309) (1)
Foto: Divulgação

Nascido no bairro da Caixa D’Água, herdeiro da tradição afrodiaspórica dos ferreiros de orixá, aprendeu o ofício de ferreiro com seu mestre e mentor Maximiano Prates, no arco de número 18, onde chegou ainda criança e trabalha até hoje. Zé Diabo é considerado um dos últimos ferreiros que executa as ferramentas de santo com as técnicas tradicionais e por produzi-las com grande sofisticação e originalidade, passou a ser reconhecido não só como o escultor-ferreiro mais celebrado nos terreiros de candomblé da Bahia, mas como um artista cuja prática intimamente vinculada às raízes da cultura de sua religião o tornam tão relevante na história afro-brasileira no mundo.

 

Serviço:

Programação de encerramento – exposição Alágbedé – Retrospectiva José Adário

dos Santos”

Datas: de 29 de novembro a 1o de dezembro

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 – Centro

Informações: CAIXA Cultural

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *