Evento “Passos afora: direitos dos refugiados, integração e acolhimento” é realizado hoje no MAB

A programação conta com o lançamento da Revista Jaé, apresentações artísticas e mesa temática sobre o tema

Ruan Amorim

Nesta sexta-feira, às 18h, acontece no Museu de Arte da Bahia (MAB) o evento “Passos afora: direitos dos refugiados, integração e acolhimento”. A iniciativa é uma parceria interdepartamental e interinstitucional da Agência Experimental de Comunicação e Cultura (Aecc) e do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (Namir/UFBA) com a Faculdade de Direito e a Faculdade de Comunicação da UFBA. 

A programação conta com o lançamento da Revista Jaé, produto semestral  desenvolvido pela Aecc que teve como último tema as questões migratórias da Bahia, apresentação artística com integrantes dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e uma mesa que traz à tona questões sobre os direitos dos refugiados, integração e acolhimento. A atividade também será transmitida ao vivo, por meio  do canal no YouTube da OAB/ BA ESA.

Segundo o integrante da Aecc e estudante de jornalismo, Daniel Farias, o evento tem um papel fundamental para sociedade no que diz respeito a democratizar a informação sobre o tema. “Um dos pontos principais é a divulgação das ações que estão sendo feitas para acolher e integrar os refugiados no estado da Bahia, sobretudo, porque temos um processo incipiente de políticas públicas para essa questão, já que o movimento migratório vem ganhando notoriedade agora”, diz.

O universitário também explica que as principais atuações que existem nesse segmento dizem respeito a iniciativas de organizações não governamentais e projetos universitários e de outras instituições da esfera civil. “Hoje nós temos a   Rede de Apoio ao Migrante da Bahia (Ramba), a Rede Universitária de Pesquisas e Estudos Migratórios (Rupem) e o Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (Namir/UFBA). Com o evento, pretendemos divulgar essas ações que são realizadas em prol dos migrantes e refugiados que chegam na Bahia”, pontua.

Para participar da atividade, os interessados devem fazer uma inscrição gratuita através do link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *