Mostra Lugar de Mulher é no Cinema chega a sua 5ª edição exibindo 52 curtas

Festival exibirá 11 produções baianas protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias

Por: Maria de Moura

 

Título: Mostra Lugar de Mulher é no Cinema chega a sua 5ª edição exibindo 52 curtas

Linha fina: Festival exibirá 11 produções baianas protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias

A 5ª edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, que exibirá 52 filmes em sua programação, acontece entre os dias 30 de junho e 9 de julho. O festival conta com 11 produções baianas. A abertura oficial do evento será realizada no próximo dia 30 de junho, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da mostra. No dia seguinte, 1º de julho, o público pode conferir os 52 filmes que compõem a programação do evento por meio do site do evento. As exibições seguem até 9 de julho, dia em que será realizada, de forma presencial, a cerimônia de encerramento e premiação, no Instituto Goethe, em Salvador.

A Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é uma iniciativa que divulga e visibiliza produções audiovisuais dirigidas e/ou protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias, e nesta 5ª edição homenageia a cineasta Edyala Yglesias, que fez parte do movimento de retomada do cinema baiano, dirigindo “O Diário do Convento”, um dos episódios do filme “3 Histórias da Bahia”. Outras obras da cineasta também rodaram o Brasil e o mundo, como “Era Uma vez Flor”, premiado no Festival Internacional do Novo Cinema Latino- Americano de Havana, em Cuba, e “No Coração de Shirley”, premiado no XVIII Black International Cinema.

Para alcançar todos estes intentos da realização, a Mostra conta com uma curadoria também focada na diversidade de olhares, experiências e locais ocupados dentro da sociedade.

Edição de 2012 da Mostra. Imagem: reprodução.
Edição de 2017. Imagem: reprodução.

Sobre

Desde 2017 a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema tem como objetivos promover a equidade de gênero, raça e classe no circuito de exibição de curtas-metragens; promover a sororidade entre mulheres negras, indígenas, brancas, LGBTQI+ e com deficiência, atuantes no cinema nacional; e promover a interseccionalidade entre mulheres a fim de combater a discriminação de gênero, raça e classe.  Consolidando-se assim, como espaço de proposição, fruição artística, participação e, simultaneamente, como causa e reivindicação social ao defender a necessidade de representatividade em tela e contribuir para a desconstrução de paradigmas e comportamentos sociais que oprimem, silenciam e invisibilizam o gênero feminino. 

 

Serviço

  • 5ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema
  • Quando: 30 de junho a 09 de julho
  • Onde: https://mostramulhernocinema.com.br/ e encerramento no Teatro do Goethe Instiut – Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória (9 de julho, às 19h)
  • Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *