V Fórum Gira: Movimentos Sociais e Estudos de Gênero no Brasil e em Angola começa amanhã

O Forúm reunirá pesquisadoras e pesquisadores dos diversos níveis que integram o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (GIRA) da FFCH/UFBA e de Angola.

Por: Ruan Amorim

Começa amanhã (07), o V Fórum Gira: Movimentos Sociais e Estudos de Gênero no Brasil e em Angola, que por causa da pandemia será realizado online. O evento, que  vai até o dia 11 deste mês, tem como objetivo se debruçar sobre as experiências e produção teórica sobre movimentos sociais e estudos de gênero e feministas no Brasil e Angola.

O Forúm reunirá pesquisadoras e pesquisadores dos diversos níveis que integram o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (GIRA) da FFCH/UFBA e de Angola. Além disso, também participarão da ação convidados da comunidade acadêmica e dos movimentos sociais. Isso porque o evento busca proporcionar um intercâmbio de experiências e pesquisas, assim como criar um espaço de diálogo Sul-Sul. 

O Fórum conta com cinco mesas temáticas e sessões de apresentação de estudos em andamentos através de vídeos-pôsteres.  

Mesas temáticas

1. Feminismos ao Sul: (re)existências e reinvenções

Esta mesa tem como objetivo colocar em diálogo as produções acadêmicas e as experiências dos movimentos sociais a nível das diferentes nuances dos feminismos, tanto a nível do Brasil (feminismo negro, latino americano, decolonial) como de Angola (feminismo angolano, africano, pós-colonial).

2. Movimentos LGBT

A mesa redonda “movimentos LGBTQ+ Angola-Brasil” trará as principais experiências e estratégias dos movimentos sociais e da academia de ambos os países em termos de igualdade de oportunidades e tratamento, fortalecimento das lutas pela transformação social e valorização da dignidade da população LGBTQIA+.

3. Direitos Reprodutivos

Esta mesa trata de analisar desde uma perspectiva interseccional as principais agendas de direitos reprodutivos em Angola e no Brasil, com foco no tema “direitos das mulheres e violência obstetrícia”

4. Movimentos Sociais – Gênero e Mulheres

Esta mesa visa debater as mais recentes experiências e teorias sobre os movimentos sociais de mulheres e em torno das temáticas de gênero em uma perspectiva interseccional a partir da decolonialidade, no Brasil e em Angola.

5. Diálogos Abertos em Gênero e Diversidade (atividade gravada)

Avanços e desafios de uma graduação inovadora, a partir do encontro entre docentes do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade e que também exercem função de gestão no referido curso. Debateremos acerca dos pontos fortes e débeis da referida graduação, exaltando a sua importância, ineditismo e eficácia na formação de profissionais destinados à gestão de políticas públicas e ao fortalecimento dos direitos humanos e da democracia.

O que é o Gira?

O GIRA – Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação foi criado em 2015 na Universidade Federal da Bahia e congrega pesquisadoras(es), ativistas sociais e gestoras(es) de políticas públicas interessadas(os) em questões de gênero, sexualidade e diversidade. Executa projetos de ensino, pesquisa e extensão com adesão às reflexões sobre política e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *